Header Ads

Aumenta a relevância da W Series com os novos anúncios


Por: Aline Mariño.

A W Series é uma categoria exclusivamente feminina (que se assemelha até certo ponto à Fórmula 3 Regional Europeia) e foi responsável por criar divergências de opiniões entre fãs e competidores no automobilismo. Depois que chegou ao fim o campeonato de estreia em 2019, nos últimos dois meses um conjunto de anúncios aconteceu e foi responsável por mexer um pouco com o status quo da categoria.

(Photo: Matthias Hangst/Getty Images)

A cautela e a incerteza com que as pessoas olhavam para a categoria muito se deviam ao fato de que ainda faltava saber ao que ela, como categoria, veio. Afinal, ter boas competidoras correndo e tendo a chance de se mostrar em uma categoria de monoposto é muito bom. Porém, para não ficar com o rótulo de algo feito somente para segregar as mulheres, como disse a britânica Pippa Mann, competidora da Indycar e critica opositora da categoria, e não oferecer caminhos a elas, dar um passo além era vital para a W Series. 

Os anúncios mais fortes da categoria vieram através do apoio da Fórmula 1. O mais importante a meu ver foi o último a ser divulgado: A W Series vai correr dois finais de semana juntamente com o circo da F1. As duas competições vão estar juntas no Circuito das Américas (EUA) e no Autódromo Hermanos Rodríguez (México), entre o fim de Outubro e início de Dezembro. Será uma excelente oportunidade para atrair os olhares do mundo do automobilismo, visto que atentos a WS nessa oportunidade estarão representantes de marcas, patrocinadores, pessoas influentes no esporte a motor e os principais veículos de mídia especializada. Catherine Bond Muir, chefe da WS, terá agenda cheia com certeza.

(W Series)

O segundo anúncio tem ligação com a super licença exigida pela Fórmula 1 a todos os pilotos que desejam ser titulares ou participarem de qualquer atividade de pista, inclusive os treinos livres e testes. A partir da temporada 2020 a W Series faz parte da lista de categorias que cedem pontos para as melhores colocadas ao fim do campeonato. Para a 1ª colocada será atribuído 15 pontos, a 2ª ganhará 12 pontos, a 3ª ganhará 10 pontos e assim segue até que a 8ª colocada some 1 ponto. É outra ação em conjunto com a F1 que vem para dar mais possibilidades e perspectivas às competidoras, além é claro do prêmio em dinheiro ao final para a vencedora.

O terceiro anúncio importante para a categoria foi ter fechado uma parceria com a empresa ROKiT, a mesma que patrocina a equipe Williams e que tem ligações com pilotos e equipes dos esportes a motor no geral. O acordo fez da marca o primeiro grande nome a patrocinar a categoria feminina. Um patrocinador de grande nome ajuda a formar uma imagem mais sólida da categoria para outros possíveis interessados. Atrair mais investidores é uma das necessidades da nova categoria.

(Photo: SUPPLIED)

O ponto crucial para a categoria atingir seu principal objetivo vai ser a capacidade que a W Series terá de oferecer caminhos e possibilidades reais para as competidoras, o quanto ajudará a impulsionar suas carreias adiante. Não basta ser uma competição cheia das melhores intenções em promover a figura feminina no automobilismo. No entanto, com esses recentes anúncios, e torcendo para que novos mais venham, a W Series constrói mais alguns degraus que a levam em direção a essa meta.



Um comentário:

Tecnologia do Blogger.