O primeiro fim de semana da Red Bull e Ferrari na Áustria
Por: Aline Mariño.
A equipe de Maranello não teve um carro nascido bem. Ele sofre com muito arrasto e é 0.7s mais lento que a Mercedes em reta e 0.3s em curvas. s pilotos deram entrevistas afirmando que o SF1000 tem déficits em várias áreas distinta. Inclusive, o mais polêmico tem sido a parte da unidade de energia. Todos os carros empurrados pelo motor desenvolvido pela Ferrari andaram menos nesse primeiro fim de semana, é notável que a equipe já não tenha um motor como na temporada passada (sobre fortes indícios de fraude para ter mais potência).
(Credit: Scuderia Ferrari Press Office) |
Uma corrida interessante é sinônimo de
quebras, acidentes e erros? Esses eventos foram recorrentes ao longo do fim de
semana de estreia da Fórmula 1 no circuito de Spielburg e já eram até certo
ponto esperados, mas praticamente metade do grid abandonando não é um resultado
que se assiste temporada a temporada. Também foi atípico o rendimento de várias
equipes do grid, tanto para melhor quanto para pior.
A Red Bull foi a equipe mais elogiada
dos testes de pré-temporada. Verstappen conseguia colocar o carro aonde queria na pista,
como diziam os jornalistas. Mas os treinos livres não foram excelentes (tão
pouco foram maus, mas bastante incomuns e até aquém do esperado) e os pilotos tiveram problemas de
potência, saiam de frente, de traseira... E vale lembrar que somente Max
contava com o pacote de atualizações trazido pela equipe para essa etapa.
Claramente eles estavam enfrentando problemas no acerto do carro e talvez
tirando a ferrugem dos procedimentos mecânicos em si.
A equipe poderia ter saído com um
ótimo resultado no domingo. Mesmo que não tivesse força para ameaçar a
Mercedes, que tem mais de meio segundo de vantagem, era possível terminar na
segunda fila do grid final. Mas a pane elétrica na 11ª volta tirou o carro de
Verstappen da corrida. Albon vinha fazendo uma das suas melhores corridas até
então, favorecido pelo safety car e abandonos, que o colocava em reais posições
para vencer a corrida inclusive (Bottas e Hamilton estavam com sérios problemas
de cambio). Mas todo mundo sabe como acabou aquela disputa entre pelo terceiro
lugar. Albon praticamente fora e Hamilton punido.
Sem pontuar, a Red Bull vai chegar com
mais pressão e ímpeto na próxima corrida no mesmo circuito. Vale observar que o
ritmo bem forte em que a McLaren, principalmente, e a Racing Point andaram pode
vir a incomodar os Bulls, ainda que em alguma situação de desvantagem com pneus ou
problemas mecânicos. Em situações normais, a equipe ainda se mantém acima das
de mais, situação que a Ferrari não se encontra mais.
A equipe de Maranello não teve um carro nascido bem. Ele sofre com muito arrasto e é 0.7s mais lento que a Mercedes em reta e 0.3s em curvas. s pilotos deram entrevistas afirmando que o SF1000 tem déficits em várias áreas distinta. Inclusive, o mais polêmico tem sido a parte da unidade de energia. Todos os carros empurrados pelo motor desenvolvido pela Ferrari andaram menos nesse primeiro fim de semana, é notável que a equipe já não tenha um motor como na temporada passada (sobre fortes indícios de fraude para ter mais potência).
Durante a corrida, Vettel teve
dificuldades para superar a Racing Point de Stroll por várias voltas.
Terminando sua participação com uma tentativa equivocada de ultrapassagem que
resultou no seu abandono. Outra vez a sombra de erros questionáveis pairando
sobre o piloto. Sobrando Leclerc, a Ferrari pôde contar com uma combinação de
sorte com uma atuação sólida do talentoso piloto. Charles fez uma corrida discreta, mas
consistente com um carro que não parecia à altura da Mercedes Rosa e da
McLaren. Passou os carros a frente e se beneficiou do safety car e da punição
tomada por Hamilton e ficou com o 2º lugar no pódio. Resultado excelente e
inesperado para a Ferrari, que prometeu adiantar um pacote de atualizações já
na próxima corrida. Up grade que provavelmente venha mais para o carro nº 16 do
que para o nº 5.
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