Header Ads

Qual será o futuro representante do Brasil?

Por: Aline Mariño


Dezembro e Janeiro foram meses de acertos importantes no futuro de alguns pilotos brasileiros no automobilismo. Várias categorias de base ou de acesso a Fórmula 1 têm definido seus pilotos para 2020. Em muitas delas, senão em todas as principais, há um representante brasileiro confirmado. Listamos então quais são esses brasileiros e por onde eles têm construído suas carreiras.


Felipe Drugovich na Fórmula 2

Em 2017 e 2018 o piloto esteve na Eurofórmula Open. Logo após uma breve passagem de um ano na Fórmula 3, conquistando apenas 8 pontos e ficando em 16º no campeonato, Drugovich assinou com a equipe MP Motorsport da Fórmula 2 para 2020. No ano passado essa equipe terminou a temporada com o 7º dentre dez equipes e não anunciou ainda quem será o companheiro do brasileiro na temporada.

(Foto: Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency)


Pedro Piquet na Fórmula 2

O segundo brasileiro no grid da Fórmula 2 para 2020 vai correr pela  Charouz Racing System, equipe que terminou na 6º colocação do campeonato em 2019. Piquet vai dividir a garagem com o experiente suíço Louis Delétraz. Seguindo um caminho natural de ascensão no automobilismo, Piquet passou dois anos pela Fórmula 3, tendo corrido pela equipe Trident. Em 2019 obteve seu melhor resultado com um 5º lugar no campeonato. 

(Foto: GPS Lifetime)

Enzo Fitipaldi na Fórmula 3

O piloto fechou contrato com a HWA e correrá na Fórmula 3 em 2020. A equipe alemã terminou o campeonato em 5º lugar dentre as dez equipes em 2019. Fittipaldi terá como companheiros de garagem o australiano Jack Doohan e o inglês Jake Hughes. Doohan é membro do programa de jovens pilotos da Red Bull e espera-se ser um dos seus adversários mais fortes no campeonato. Desde 2016 Enzo faz parte da academia de pilotos da Ferrari Teve passagens pela Fórmula 4 italiana em 2017 e 2018 pela equipe Prema, em que conquistou o título no último ano. Em 2019 ele ficou em segundo lugar na Fórmula 3 Regional Europeia também com a Prema Racing.

(Foto: Divulgação)


Gianluca Petecof na Fórmula 3 Regional

Assim como o Enzo Fittipaldi, Gianluca Petecof é outro brasileiro que está dentro da Academia de Pilotos da Ferrari desde 2018. No ano passado ele correu simultaneamente os campeonatos de Fórmula 4 alemã e italiana, campeonatos bastante gabaritados se falando em categorias de base. Destacou-se desde o início ficando em 5º no campeonato alemão e sendo vice-campeão no italiano. Em 2020 Petecof correrá na Fórmula 3 Regional Europeia pela equipe Prema, tradicionalmente ligada a Scuderia Ferrari.



(Foto: Reprodução Twitter)


Caio Collet na Fórmula Renault 2.0

Caio correu em 2018 nas Fórmulas 4 alemã e francesa. Ele participou somente de três corridas na primeira, mas sua participação na segunda foi completamente diferente, tendo obtido 7 vitórias e terminado como campeão. Em 2019 juntou-se a Academia de Pilotos da Renault e competiu no mesmo ano no Campeonato de estreantes da Eurocopa de F. Renault e na Eurocopa de Fórmula Renault 2.0, terminando respectivamente em 1º e em 5º. Caio vai voltar para mais um ano em 2020 na Fórmula Renault 2.0.

(Foto: Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency)


O Brasil também terá um representante na Fórmula 4 alemã e italiana. Gabriel Bortoleto correrá nos dois campeonatos simultaneamente em 2020 pela equipe Prema.

Deixando de lado Sérgio Sette Câmara e Pietro Fittipaldi que são casos para serem abordados em outro momento, estes são os pilotos que mais se destacaram até o momento e com melhores chances de chegarem a ter uma vaga em alguma equipe de Fórmula 1.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.